A Automação Residencial está cada dia mais presente nas notícias e nos planejamentos de investimentos de construtoras e donos de imóveis.
A cada momento aparecem novos fabricantes e novos produtos trazendo novas funcionalidades ou funcionalidades antigas com nova roupagem.
As áreas são quase sempre focadas nos mesmos assuntos: controle de iluminação, câmeras, cenários, home theatres e sensores de presença.
Praticamente todos focam em colocar sua casa no seu smartphone.
E se você não souber escolher o conjunto de equipamentos, terá vários aplicativos instalados, cada um fazendo uma pequena parte da sua chamada “automação”.
Mas o que deveria ser automação?
Segundo o dicionário, é sistema em que os processos operacionais em fábricas, estabelecimentos comerciais, hospitais, telecomunicações etc. são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano.
Ou seja, deve substituir o trabalho humano e não apenas modificá-lo.
Você automatizou a sua casa inteira. Os alarmes externos, sensores de movimento, câmeras e barreiras infravermelhas, protegem a parte externa da sua casa. A porta e as luzes de sua garagem estão automatizadas. A fechadura eletrônica da porta de entrada está instalada.
Vamos definir o termo “acessar o smartphone” como o processo de pegar o smartphone, desbloqueá-lo, acessar o aplicativo pertinente, desbloqueá-lo e comandar alguma ação remota da sua “automação”.
Veja um exemplo do que é a automação de hoje e o que ela pode ser com a BRDomótica.
Você sai do escritório e um pouco antes de chegar em casa “acessa o smartphone” e comanda o desarme dos alarmes. Ao chegar na frente da garagem, “acessa o smartphone” de novo para abrir o portão e acender as luzes. Depois, fecha o portão, acende as luzes do corredor, desliga a luz da garagem, abre a porta da casa através da aproximação do seu celular. Finalmente, “acessa o smartphone” mais uma vez para rearmar os alarmes.
Isto não é automação, não é substituir o trabalho humano; é apenas modificar a forma que você faria. É mais cômodo, sem dúvidas, mas não é automação.
Automação, o que a BRDomótica chama de Automação Transparente, vai mais além, realmente usando a capacidade de programação dos equipamentos para substituir o trabalho humano.
Se você tiver um Sistema de Automação Transparente, o sistema vai verificar que você saiu do escritório e está chegando perto de casa e quando estiver a alguns metros, o avisará que desativou os alarmes, esperará um comando simples para abrir o portão e acender a luz da garagem e outro comando simples para fechar o portão. Ele também detectará que você está indo em direção à porta da casa e irá acender as luzes pelo seu caminho (se estiver escuro) desligando-as à medida que você passa e destrancará a porta com sua aproximação. Finalmente, ao detectar que você entrou em casa irá rearmar os alarmes.
Isto é apenas um exemplo. A BRDomótica entende que o investimento que o cliente faz em automação residencial deve trazer benefícios palpáveis, com aumentos reais na segurança e no conforto.
E a experiência tem mostrado que a diferença de preço de um sistema “normal” e o sistema desenvolvido pela BRDomótica é mínimo.
O foco da BRDomótica é: